Curiosidades sobre o Folclore!

Nextale/ agosto 17, 2021/ Uncategorized/ 0 comments

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore! A data, comemorada internacionalmente, foi criada com o  intuito de valorizar e exaltar tradições da cultura popular ao redor do mundo.

Para comemorar esse dia especial, que tal conferir algumas curiosidades que talvez você não conheça sobre o universo folclórico? Vamos lá!

O surgimento da palavra “Folclore”

A palavra “Folclore” foi inventada pelo escritor britânico William John Thoms, no dia 22 de agosto de 1846, e surgiu a partir da união dos termos em inglês folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”. A ideia de Thoms era criar uma palavra que fizesse referência aos costumes e manifestações populares. 

O Dia do Folclore no Brasil

O Dia do Folclore foi oficializado no Brasil em agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747, assinado pelo presidente militar Castello Branco e pelo Ministro da Educação, Flávio Suplicy de Lacerda. No texto do decreto, William John Thoms é citado por seu pioneirismo na pesquisa das culturas populares.

O Folclore brasileiro

O folclore brasileiro possui influências culturais de povos indígenas, africanos e europeus, em especial os portugueses, e tem como suas lendas mais tradicionais o Saci, a Cuca, o Curupira, o Boitatá, a Iara e o Boto cor-de-rosa. 

O Folclore na Constituição

Você sabia que o folclore brasileiro também está presente na Constituição Federal de 1988? É isso mesmo! Os artigos 215 e 216 garantem o direito a todos os habitantes do país de exercerem manifestações culturais e definem que a cultura popular nacional deve ser incentivada e que a sua preservação deve ser defendida.

Carta do Folclore Brasileiro

Em agosto de 1951, um documento chamado de Carta do Folclore Brasileiro foi aprovado no I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro. No texto, o “fato folclórico” foi definido como “(…) a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos reformularam o conceito, definindo o folclore como: “(…) o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

O folclore na literatura brasileira

Diversos escritores se inspiraram no universo folclórico para a criação de suas obras. No Brasil, os maiores exemplos disso são Ariano Suassuna e Monteiro Lobato. 

Já entre os folcloristas brasileiros mais notáveis estão Renato Almeida, Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo. Foi desse último, inclusive, que partiu a realização do Dicionário do Folclore Brasileiro, uma obra responsável por manter viva a cultura popular das várias regiões do Brasil.

Quer saber mais sobre o folclore brasileiro de um jeito novo e imersivo? Baixe o novo aplicativo da Nextale Folclore Fantástico! Nele, você pode colecionar cartas, resolver mistérios e ainda conhecer mais a fundo a história de seus personagens folclóricos favoritos! Baixe agora na Play Store!

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-folclore.htm

https://www.todamateria.com.br/dia-do-folclore/

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*