Curiosidades sobre Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas é sem sombra de dúvidas umas das histórias infantis mais queridas de todos os tempos! Personagens malucos e cativantes, ensinamentos de vida e um humor bem ácido fazem essa obra permanecer no coração dos leitores e atravessar gerações. Por isso, separamos hoje as maiores curiosidades desse clássico da literatura mundial! Vamos conferir?
Pseudônimo
O autor de Alice no País das Maravilhas se chama, na verdade, Charles Lutwidge Dogson. Lewis Carroll era apenas o seu pseudônimo.
Inspiração da obra
A ideia para o livro surgiu em um passeio de barco, em 1862, em que Lewis acompanhava o seu amigo Robinson Duckworth e suas três filhas. Para distrair as filhas do amigo, Lewis improvisou uma história que viria a ser a base para o livro.
Alice existiu?
Apesar do autor ter desmentido a informação, muitos acreditam até hoje que a personagem principal é inspirada na filha mais nova de Duckworth, Alice Liddell. Alguns exemplos disso são: a data da publicação do livro é a mesma do aniversário de Alice Liddell, 4 de Julho, e Alice Através do Espelho foi lançado no dia 4 de novembro, seis meses após o aniversário da jovem. No livro, a personagem diz que tem 7 anos e meio, a mesma idade que teria Alice na vida real.
Além dessas coincidências, as duas dedicatórias dos livros Alice no País das Maravilhas e Através dos Espelhos foram para ela e no Natal de 1864, Carroll presenteou Alice com a primeira versão da história, que se chamava “Alice Debaixo da Terra” (nome que acabou sendo alterado um ano depois para o que conhecemos hoje e alguns personagens sendo incluídos como o Chapeleiro Maluco e o Gato de Cheshire).
Autor e matemático
Lewis, além de escritor era também matemático, por isso o livro possui diversos enigmas. Eles passam despercebidos, muitas vezes, pois continham diversas referências da época. Além de piadas e trocadilhos que só fazem sentido na língua inglesa.
Easter egg
Lewis se incluiu como personagem em seu próprio livro. Carroll se coloca como o pássaro Dodo. O autor tinha problemas de fala e muitas vezes, ao dizer o seu verdadeiro sobrenome (Dodgson), ele repetia a sílaba “do”.
Adaptações cinematográficas
Alice no País das Maravilhas teve mais de 20 produções cinematográficas, sendo a primeira de 1903, um filme mudo dirigido por Cecil Hepworth e Percy Stow. As adaptações mais famosas são do Estúdio Disney: a animação de 1951, supervisionada pelo próprio Walt Disney; e a de 2010 dirigida por Tim Burton.
O filme de 2010 é um dos mais rentáveis da história da Disney, tendo lucrado mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo . Já o de 1951, foi um grande fracasso de lançamento.
Síndrome de Alice no País das Maravilhas
Existe uma síndrome chamada “Alice no País das Maravilhas”. É um distúrbio de desorientação neurológica que afeta a percepção das pessoas. Elas têm alucinações que distorcem o tamanho dos objetos, dando a sensação que estão mudando de tamanho, assim como a personagem do livro.
Alice no País das Maravilhas é um grande livro da literatura infantil mundial e está disponível na Nextale. Que tal aproveitar e ler essa história de uma maneira imersiva? Você com certeza se sentirá dentro do País das Maravilhas.
Referências
https://www.ebiografia.com/charles_perrault/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Capuchinho_Vermelho
https://cdn.culturagenial.com/arquivos/chapeuzinho-vermelho-irma-os-grimm.pdf