Curiosidades sobre Antoine de Saint-Exupéry

Nextale/ junho 29, 2021/ Curiosidades Sobre Autores/ 0 comments

Sem dúvida alguma “O Pequeno Príncipe” é uma das obras mais famosas do século passado e seus belos ensinamentos sobre a vida e amizade continuam extremamente populares até hoje. Mas e quanto ao seu autor, Antoine de Saint Exupéry? Você sabe mais sobre a sua vida além da sua obra mais reconhecida? Confira aqui algumas curiosidades surpreendentes sobre o escritor!

Filho de Conde

Antoine Jean-Baptiste Marie Roger Foscolombe, nasceu em Lyon, na França, em 29 de junho de 1900, e foi o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Desde muito pequeno demonstrou interesse pelo universo da literatura e, com o incentivo de sua mãe passou a escrever contos e prosas

Apaixonado pela aviação

Antoine entrou para o serviço militar em 1921, no 2º Regimento de Aviação de Estrasburgo, e atuou como piloto até 1944, quando morreu servindo a força aérea francesa na Segunda Guerra Mundial. 

Exigente com a sua escrita

Ao longo de sua vida, o autor escreveu 8 livros e era extremamente exigente com a qualidade de suas obras. Alguns rumores dizem que a famosa frase “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” foi reescrita mais de 10 vezes até alcançar a sua forma final.

Hábitos noturnos

O autor tinha o hábito de produzir suas obras de madrugada. Começava às 2h e ia dormir apenas quando o sol nascia. Durante o seu processo criativo, costumava também acordar os seus amigos para pedir sugestões no enredo.

Sucesso de sua obra

“O Pequeno Príncipe”, lançado em 1943, foi traduzido para mais de 250 idiomas ao redor do mundo, sendo uma delas do Toba, um idioma indígena que até então só possuia uma tradução do Novo Testamento da Bíblia. O sucesso da obra foi tão grande que fez ela se tornar o quarto livro mais vendido do mundo. 

Morte misteriosa (destroços da nave encontrados só mt tempo depois)

Antoine desapareceu após um acidente de avião durante uma missão secreta na África em julho de 1944. Os destroços do avião só foram encontrados 60 anos depois do ocorrido, em 2004 no litoral da Marselha, mas seu corpo nunca foi achado.

Referências

https://revistagalileu.globo.com/amp-stories/7-fatos-curiosos-sobre-antoine-de-saint-exupery/index.html

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*