Clássicos da Literatura Escritos por Mulheres
Em um mundo machista e dominado por obras que exaltam o modo de pensar dos homens é super necessário que produções feitas por mulheres sejam celebradas e relembradas. Por isso reunimos hoje 5 clássicos da literatura mundial que talvez você não saiba mas foram escritos por mulheres. Confere só:
Frankenstein, Mary Shelley
Considerada a primeira obra de ficção científica da história, o romance conta a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Escrita por Mary Shelley aos 19 anos, a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora e sem ser muito bem avaliada pela crítica. Somente anos mais tarde ganhou aclamação e se tornou um clássico.
Pollyanna, Eleanor H. Porter
Publicado em 1913 e considerado um clássico da literatura infantojuvenil, Pollyanna retrata a história de uma menina de onze anos de idade, que após a morte de seu pai, se muda de cidade para ir morar com uma distante tia rica e severa. Otimista, Pollyanna procura extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas mais difíceis.
O sucesso do livro foi tanto que em 1915 ganhou uma continuação chamada Pollyanna Grows Up (“Pollyanna Moça” no Brasil).
O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë
Reconhecido como uma das grandes obras da literatura mundial, O Morro dos Ventos Uivantes retrata uma trágica história de amor e ódio entre os personagens Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo, Heathcliff. Publicado pela primeira vez em 1847, o livro já teve mais de 10 adaptações cinematográficas, e é até hoje uma grande influência na cultura pop.
Orgulho e Preconceito, Jane Austen
A obra, originalmente denominada First Impressions, mostra a maneira com que a personagem Elizabeth Bennet lida com os problemas relacionados à educação, cultura, moral e casamento na sociedade aristocrática do início do século XIX, na Inglaterra. Escrita em 1797, quando Jane Austen tinha 21 anos, só veio a ser publicada anos mais tarde, em 1813, com o título que conhecemos hoje.
Atualmente, acredita-se que o livro tenha cerca de 2,3 milhões de cópias ao redor do mundo.
Mulherzinhas, Louisa May Alcott
A obra de 1868 conta a história de quatro irmãs crescendo entre 1861 e 1865, durante a Guerra Civil Americana. Inspirada em sua própria vida, a história simples de cativante de Louisa May Alcott revolucionou a literatura feminina, ganhou três sequências (Good Wives em 1869, Little Man em 1871 e Jo´s Boys 1886) e diversas adaptações audiovisuais como a versão de vencedora de Oscar de 2019.
E você, já leu alguma dessas obras? Caso não, esse é um ótimo momento para conhecer o nosso app Nextale! Nele, você pode ler diversos clássicos da literatura mundial direto no seu celular, com trilha sonora e animações de tirar o fôlego! Baixe e experimente grátis por 15 dias!
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frankenstein
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pollyanna
https://pt.wikipedia.org/wiki/Wuthering_Heights