6 Curiosidades Surpreendentes sobre Charles Perrault

Nextale/ março 30, 2021/ Curiosidades Sobre Autores/ 0 comments

Se você ama o universo dos Contos de Fadas é bem provável que já tenha ouvido sobre Charles Perrault. Isso porque essa personalidade foi a primeira a reunir contos desse gênero em um livro, o que lhe conferiu o título de “Pai da Literatura Infantil”. Mas que tal aprofundar seus conhecimentos sobre essa figura tão importante e conferir algumas curiosidades super interessantes que separamos sobre o poeta, escritor e – spoiler – advogado? Vamos lá?

Primeiros anos de vida

Charles Perrault nasceu em Paris, França, em 1628, e foi o quinto filho de um casal da alta burguesia. Em 1637 deu início aos seus estudos e acabou completando-os sozinho, devido a um desentendimento com um professor. Em 1643 ingressou no curso de direito e em 1651 se formou, com 23 anos. 

Início de carreira 

Em 1654, Charles atuou como cobrador geral da corte francesa, depois, por volta de 1663, deu início a sua carreira literária publicando uma série de odes dedicadas ao rei Luís XIV (é dessa época a obra “Ode Sobre o Casamento do Rei”) e, em seguida tornou-se assistente de Colbert, o conselheiro da corte. Em 1665, passou a trabalhar na superintendência de obras públicas do reino, e em 1667 ordenou a construção do Observatório Real, seguindo o projeto de seu irmão, o arquiteto Claude Perrault.

Acadêmico

Foi um dos colaboradores para a fundação da Academia Francesa de Ciências, para a reconstrução da Academia de Pintura e, em 1671, já com extensa publicação literária, (“O Espelho ou A Metamorfose de Orante”, “Diálogo de Amor e Amizade” e “O Parnassus Conduzido a Extremos”), foi eleito para a Academia Francesa de Letras.

“Querela dos Antigos e Modernos”

Na Academia Francesa, participou da disputa intelectual chamada “Querela dos Antigos e Modernos”. Os Antigos eram escritores que acreditavam na supremacia da Antiguidade Greco Romana, sobre toda e qualquer produção francesa. Já os Modernos, grupo no qual Perrault se encontrava, defendiam que a produção literária francesa não era inferior aos clássicos do passado.

Os Contos de Fadas

Foi apenas em 1697, com 69 anos, que Perrault passou a registrar por escrito contos da memória popular europeia, criando um novo gênero da literatura: “o conto de fadas”. No dia 11 de janeiro desse ano, foi publicado o livro “Contos da Mãe Gansa” que reunia diversas histórias, entre elas, Chapeuzinho Vermelho, A Bela Adormecida, A Gata Borralheira, O Gato de Botas, Cinderela, Barba Azul, As Fadas e O Pequeno Polegar.

Morte

Charles Perrault faleceu em Paris, França, no dia 16 de maio de 1703 mas seu legado ficou marcado na história.

Ficou surpreso com algum desses fatos? Comenta aqui qual deveria ser o próximo escritor que deveríamos trazer curiosidades! E para mergulhar de cabeça no universo fantástico dos contos de fadas com as obras de Charles Perrault é só baixar o app da Nextale no seu celular e se preparar para uma experiência super imersiva!

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Perrault#Biografia

http://www.qdivertido.com.br/verpesquisa.php?codigo=9#:~:text=Curiosidades%20%C2%BB%20Charles%20Perrault&text=Perrault%20foi%20um%20brilhante%20estudante,Francesa%20de%20Letras%20em%201671

https://www20.opovo.com.br/app/maisnoticias/curiosidades/2016/01/12/noticiascuriosidades,3560464/charles-perrault-conheca-um-pouco-do-homem-que-mudou-a-sua-infancia-e.shtml

https://www.ebiografia.com/charles_perrault/

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*