6 Adaptações Audiovisuais Inspiradas em Sherlock Holmes

Nextale/ maio 11, 2021/ Adaptações/ 0 comments

130 anos se passaram desde sua criação por Arthur Conan Doyle e o personagem Sherlock Holmes permanece tão forte no imaginário popular que até hoje algumas pessoas acreditam que ele foi um detetive britânico real! Sendo um ícone tão famoso da cultura pop por tanto tempo é claro que suas histórias seriam adaptadas para outras mídias como cinema e televisão. Por isso, separamos hoje, as melhores adaptações audiovisuais inspiradas no detetive mais famoso de todos os tempos! Bora conferir?

O Cão dos Baskervilles (1959)

Baseado no romance homônimo de Arthur Conan Doyle, foi a terceira adaptação cinematográfica do personagem. Teve uma boa recepção, tanto de público quanto de crítica, sendo considerado o melhor filme do detetive feito até o momento e tornando-se uma das produções mais famosas da história da Hammer Film Productions. Seu protagonista, o ator Peter Cushing voltou a repetir o papel em uma série da BBC intitulada Sherlock Holmes de 1965.

House (2004)

Essa informação pode pegar algumas pessoas de surpresa, mas sim, a série médica House é inspirada em Sherlock Holmes! Assim como o detetive, House usa os seus poderes de dedução e investigação para resolver os problemas de seus pacientes. Inclusive, na série, há diversas referências às obras de Doyle.

Sherlock Holmes (2009)

Nessa adaptação quem dá vida a dupla de detetives são os atores Jude Law, como Watson, e Robert Downey Jr como Sherlock Holmes. O papel rendeu a Downey Jr o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical e o sucesso de bilheteria foi tão grande que dois anos depois foi lançada a sequência do longa Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras.

Sherlock (2010)

Essa série da BBC reconta fielmente histórias já conhecidas do personagem. Entretanto, ao invés de uma Londres vitoriana, a nossa dupla investigativa favorita vive suas aventuras nos dias atuais. A série, aclamada pela crítica, ainda traz no elenco grandes nomes como Benedict Cumberbatch e Martin Freeman. Que elenco, não?

Elementar (2012)

A série, produzida pela emissora CBS, tem uma pegada bem parecida com a anterior, com histórias contemporâneas, contudo nessa versão, o cenário é Estados Unidos e Watson é uma mulher, interpretada pela atriz Lucy Liu.

Enola Holmes (2020)

Baseado na série literária homônima de Nancy Springer, nessa versão produzida pela Netflix, a irmã mais nova de Sherlock Holmes fará de tudo para encontrar a mãe desaparecida, inclusive despistar o irmão.

Quantas dessas adaptações você já viu? Descobriu alguma que não conhecia? Fala para a gente nos comentários! E para ler contos de Arthur Conan Doyle de uma maneira super imersiva e se sentir o próprio Sherlock Holmes é só baixar o app da Nextale no seu celular! 

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_C%C3%A3o_dos_Baskervilles_(filme_de_1959)

https://pt.wikipedia.org/wiki/House,_M.D.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock_Holmes_(filme_de_2009)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sherlock

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elementary

https://pt.wikipedia.org/wiki/Enola_Holmes

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*