5 livros para ler em um dia

Nextale/ novembro 9, 2021/ Uncategorized/ 0 comments

Quem nunca deixou de lado a leitura e foi fazer outra coisa por preguiça de começar um livro só porque é grande? Realmente, tem dias que só queremos uma leitura rápida. Por isso, separamos essa lista com 5 indicações de livros que vocês conseguem ler em um dia! (Mas que provavelmente irão pensar neles por um bom tempo…)

A metamorfose – Franz Kafka

Obra mais celebrada do autor alemão, “A metamorfose” foi publicada em 1915 e se tornou um dos textos mais importantes e difundidos da história da literatura. A novela traz a história de Gregor Samsa, um caixeiro viajante que um dia acorda de sonhos intranquilos e se vê metamorfoseado em um inseto gigante. Por meio de sua nova condição, o personagem reflete sobre o comportamento humano, as suas relações e sobre a sua própria vida.

O alienista – Machado de Assis

Machado de Assis, por meio dessa pequena obra publicada em 1882, prova mais uma vez a sua genialidade como autor. O livro é centrado do Doutor Bacamarte, um psiquiatra que decide construir um hospital para pessoas com distúrbios mentais, a “Casa Verde”. A história se mostra bastante atual e traz questionamentos sobre a normalidade e os desvios, a loucura e a razão, evidenciando o caráter relativo do que é considerado “normal”.

A hora da estrela – Clarice Lispector

Publicado em 1977, um pouco antes da morte da autora, seu último livro veio como uma despedida. Em uma linguagem metafórica, Clarice conta a sua história por meio de um outro narrador, Rodrigo S.M. O personagem descreve os próprios processos de criação de uma história por meio de sua protagonista Macabéa e divaga sobre a própria vida. A jovem é uma nordestina, feia, magra e apática que mora no Rio de Janeiro. Ela segue o seu destino sem entender o que acontece em sua volta e sem reclamar. É maltratada pelo namorado e pela colega de trabalho, mas tudo muda quando ela visita uma cartomante.

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Ao cair com seu avião no deserto do Saara, um piloto encontra no meio das dunas uma criança loira e frágil. O “Pequeno Príncipe” conta que veio de um outro planeta e relata as suas viagens e os seus aprendizados para um adulto desesperançoso. A obra de Antoine de Saint-Exupéry é extremamente filosófica, trazendo questionamentos e ensinamentos que ao final deixarão o seu coração quentinho.

A Morte de Ivan Ilitch – Liev Tolstói

Mais uma das grandes obras do autor russo, o livro retrata a história de Ivan Ilitch, um juiz de instrução que, após alcançar a vida que queria, descobre que tem uma grave doença. Por meio da grande literatura russa, a obra reflete sobre o sentido de nossa existência e a angústia que nos acompanha ao reconhecermos que somos mortais.

Já leu algumas dessas obras? O que achou? Conta pra gente nos comentários que queremos saber!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*