5 fatos sobre Literatura Gótica

Nextale/ outubro 13, 2021/ Uncategorized/ 0 comments

Drácula, Frankenstein e Dorian Gray, temos que concordar que a literatura gótica é responsável por dar vida a grandes personagens que marcaram gerações. Com uma atmosfera sombria e fantástica, esse gênero literário nos encanta e assusta com as suas histórias. Por isso, trouxemos aqui 5 fatos sobre os romances góticos.

1 – A literatura gótica (ou horror gótico) é originada em 1764, na Inglaterra, com a obra O Castelo de Otranto, de Horace Walpole.

2 – O gênero costuma-se destacar por seus cenários medievais (castelos, igrejas, cemitérios, florestas, ruínas), personagens melodramáticos (donzelas, cavaleiros, vilões, os criados) e por seus temas e símbolos recorrentes (segredos do passado, manuscritos escondidos, profecias, maldições).

3 – É frequente o uso da psicologia do terror, do imaginário sobrenatural, das reflexões sobre o poder e aspectos religiosos, da discussões políticas e das concepções estéticas e filosóficas.

4 – A década de 1790 representou o auge do gênero.

5 – Uma grande obra da literatura gótica é Frankenstein, de Mary Shelley.

Gostou de saber mais sobre esse gênero bem dark? Conta pra gente nos comentários se vocês tem algum favorito. E aproveitem para dar uma olhada em nosso app de leitura imersiva! Baixe nas lojas e experimente.

Referências

https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_g%C3%B3tica#:~:text=A%20literatura%20g%C3%B3tica%20(ou%20horror,1764)%2C%20de%20Horace%20Walpole

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*