5 Dicas de livros para você entrar no clima do Carnaval

Nextale/ fevereiro 22, 2022/ Uncategorized/ 0 comments

O Carnaval está aí, mas, infelizmente, iremos passar mais um ano sem poder curtir a festança nas ruas. As medidas protetivas contra o avanço do coronavírus continuam e devemos continuar nos cuidando. Por isso, separamos aqui uma lista de livros que retratam esse espírito carnavalesco para matarmos a saudade e comemorar de forma segura: viajando para o universo literário!

Antes do baile verde, de Lygia Fagundes Telles

Esse livro traz uma coletânea de contos e foi responsável por consolidar a carreira de Lygia Fagundes Telles como uma das maiores autoras brasileiras da atualidade. Por meio dos seus 18 contos, a autora seduz e emociona o leitor, trazendo uma prosa elegante e segura, e alternando com maestria os gêneros e vozes narrativas, que é a característica mais marcante da autora. Escrito durante o período do golpe militar, o livro critica e desmistifica aspectos de uma sociedade brasileira que é muito mais que uma festa.

O País do Carnaval, de Jorge Amado

Não se deixe enganar pelo título, pois esse livro é tão sombrio e introspectivo quanto qualquer outra obra de Jorge Amado. Essa história retrata a volta do jovem filho de um fazendeiro ao Brasil. Após passar sete anos em Paris, onde estudou direito e esteve em contato com as ideias e comportamentos modernistas, o jovem sente dificuldades de se sentir em casa em um país que tenta superar seu atraso oligárquico e ingressar na era industrial e urbana.

Carnavais, malandros e heróis, de Roberto Damatta

Para quem não é muito chegado em ficção, essa é uma excelente dica! Uma das principais obras da antropologia brasileira, esse livro escrito por Roberto DaMatta traz de forma ousada, provocadora e em uma linguagem acessível reflexões sobre a sociedade brasileira e o que a torna tão única!

Carnaval, de Luiza Trigo

Saudades dos romances vividos durante essa festa, né minha filha? Com esse livro você vai suspirar e lembrar dessa época. Voltado para um público mais adolescente, acompanhamos a história de Gabriela, que para esquecer o ex-namorado, viaja com as amigas para curtir o carnaval em Recife. No meio das praias quentes de Pernambuco, com muita música, amigos e paqueras, a jovem irá viver muitas aventuras em clima de folia!

Elza, de Zeca Camargo

A biografia de uma das principais cantoras e compositoras do Brasil que infelizmente nos deixou esse ano narra toda a sua trajetória, desde a infância pobre até ao sucesso, com hinos que até hoje são ouvidos por muitos no Carnaval. Por meio de muita pesquisa do autor e várias entrevistas feitas com a própria Elza em seu apartamento no Rio de Janeiro, esse livro celebra o legado dessa grande artista e te deixará inspirado com a história da Mulher do Fim do Mundo!

E aí? Já está inspirado para entrar no clima de folia de forma responsável? Se tiver mais alguma dica, ou se já conhecia alguma dessas obras, nos conte aí nos comentários!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*